As Unidades Básicas de Saúde do DF passam por uma fiscalização técnica nesta terça-feira (6), pela equipe do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). As visitas serão feitas em UBSs de várias regiões administrativas para analisar a infraestrutura e o atendimento prestado aos pacientes.
Dentre os fatores, serão avaliados itens como o tempo de espera para a realização de consultas e exames e a força de trabalho do Programa Saúde da Família. Os indicadores previstos no protocolo de atenção à saúde da mulher no pré-natal, puerpério e cuidados ao recém-nascido também devem ser avaliados.
A comunidade pode contribuir com a iniciativa respondendo perguntas e avaliando o atendimento prestado pelas Unidades Básicas de Saúde. Para isso, o TCDF disponibilizou questionários que podem ser respondidos on-line, pelo QR Code disponível nos cartazes fixados nas unidades.
Os dados coletados na pesquisa vão auxiliar na elaboração de um diagnóstico mais próximo da realidade. Como resultado, será possível apontar se as Unidades de Saúde estão acessíveis à população do DF, ofertam atendimento resolutivo e operam de forma eficiente.
Regulamentada pela Portaria nº 77/2017- SES/DF, a iniciativa faz parte de uma auditoria operacional da Corte de Contas que analisa a eficácia da implementação da Política de Atenção Primária à Saúde do DF.