Antes ocupados majoritariamente ou exclusivamente por homens, agora, os cargos no Governo do Distrito Federal (GDF), estão cada vez mais sendo ocupados por mulheres. Elas representam 51,97% dos servidores e empregados públicos de um total de mais de 95 mil em atividade na capital federal.
A predominância vale tanto para cargos públicos, quanto para os comissionados. Nas funções de confiança, elas exercem 9.362 de um total de 18.175, com 54% de presença em cargos de assessoramento e 51% nas chefias de assessoria.
Uma dessas mulheres no comando é Walquiria Marra, que há 25 anos é a primeira servidora da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) a chefiar a Divisão de Manutenção e Conservação de Vias (Dimav).
As experiências e qualificações renderam a ela a possibilidade de assumir a função de supervisora de obras de meio-fio e calçadas, posto que exerceu até 2021, quando foi convidada a ocupar a chefia da Dimav. Até então, a cadeira só havia sido ocupada por homens.
“É uma equipe. Uma equipe em que um valoriza o trabalho do outro. Com isso, a gente consegue alcançar um resultado muito melhor para a Novacap e para o Governo do Distrito Federal. Eu me vejo, hoje, muito respeitada dentro da minha função. Me considero uma líder mais sensível, compreensível e que procura o bem-estar do meu funcionário”, diz a chefe.