Considerando a relevância do jogador Vinícius Júnior para o país, um deputado do Distrito Federal propôs dar o título de cidadão honorário de Brasília ao atleta carioca. A proposta é do distrital pastor Daniel de Castro (PP), que apresentou o projeto na Câmara Legislativa (CLDF), justificando que o atacante carioca é um cidadão que se destaca por seu “talento, garra e representatividade”.
Atualmente, Vini atua no Real Madrid e tem sido alvo de ataques racistas na Espanha, frequentemente. O projeto de decreto que pede a entrega do título é protocolado após mais uma atitude criminosa de torcedores do Valencia contra o atleta, no último fim de semana.
O autor do projeto afirma no texto que “a Câmara Legislativa da capital federal é contra o crescente espírito de indiferença, alienação e hostilidade”. Trata-se, portanto, de honraria diante de atos de relevante interesse social. O Brasil é Vini Jr. e não seria diferente nesta Casa de Leis.”
O documento também enfatiza que o racismo é um dos principais problemas sociais enfrentados pela humanidade. No decorrer do texto, o deputado inseriu um trecho bíblico sobre o pecado e a queda de Adão.
Para o pastor, o tema racial não pode ser politizado como parte de um determinado espectro político. “A justiça não deve ser partidarizada, pois, antes, é um assunto também bíblico. O racismo deve ser combatido porque nosso Senhor ensinou que devemos amar uns aos outros assim como Ele nos amou”, diz o texto.