Na próxima segunda-feira (5), será realizada a edição n°2 do projeto mensal Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). O encontro acontece das 8h às 17h, no maior núcleo da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte, Edifício Rossi Esplanada.
O evento conta com assistência jurídica e psicossocial, além de exames médicos gratuitos para o público feminino. O projeto é realizado na primeira segunda-feira de cada mês em parceria com a Secretaria da Mulher do DF, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) também são parceiros do programa. A expectativa é atender, por vez, um público de até 200 pessoas.
De acordo com o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, o intuito da segunda edição é reunir diversos serviços para atender o público vulnerável, desempenhando um papel crucial na promoção da igualdade de gênero, na proteção dos direitos das mulheres e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
“A iniciativa é fundamental para combater as desigualdades e as diversas formas de discriminação, permitindo que esse público vulnerável alcance seu pleno potencial e exerça seus direitos”, disse o Celestino.
Desta vez, serão oferecidos serviços gratuitos para acolher e levar cidadania à comunidade que não possui acesso às necessidades mínimas da mulher. Entre eles, destacam-se atendimentos de mediação, orientação jurídica e psicossocial. Além de exames de DNA, consultas com uma médica da família e com profissionais de enfermagem, inserção de DIU e atendimentos odontológicos.