Estão abertas as inscrições para participar do processo seletivo do curso de nível médio Técnico em análises clínicas (TAC). O curso se destina a alunos que, até o último dia disponível para a matrícula, tenham concluído o ensino médio ou modalidade equivalente, e que tenham, no mínimo, 18 anos de idade.
São ofertadas 40 vagas ao todo, sendo 20% (8) destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD) e 10% (4) a servidores efetivos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). As aulas serão realizadas pela Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), órgão da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). As inscrições são gratuitas e vão até sexta (27).
A primeira etapa do processo trata-se da validação das inscrições, na qual serão consideradas as primeiras 150 que preencherem os requisitos previstos no item 1.2 do edital do concurso. A segunda fase consiste na aplicação de prova objetiva, com 20 questões de língua portuguesa e 20 de matemática.
Dividida em aulas presenciais e remotas, a carga horária total do curso é de 1.400 horas. Também é previsto estágio curricular obrigatório, a ser realizado em unidades de saúde da SES-DF ou em outros espaços de saúde. Aos estudantes que concluírem o curso com aproveitamento, a Etesb expedirá diploma de nível médio de TAC, do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde.
O diretor da Etesb, Roberto Louzeiro ressalta que trata-se de um curso visado pelos jovens, pois no DF há vários laboratórios de análise clínica em busca de profissionais qualificados. “Hoje, esse é, no mercado de trabalho, o quinto maior curso técnico procurado no país, valorizando muito a mão de obra.”
O técnico de nível médio em análises clínicas pode atuar nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. O TAC realiza, ainda, o trabalho de investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas na área.