O prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às 23h59 desta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República. A solicitação é exclusiva para inscritos que enfrentaram problemas logísticos ou de saúde previstos no edital, impedindo sua participação no primeiro ou segundo dia de provas, realizados em 3 e 10 de novembro.
O pedido deve ser feito na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos elegíveis são aqueles que tiveram problemas como desastres naturais, falta de energia elétrica, comprometimento da infraestrutura do local de prova, ou que estavam infectados por doenças como covid-19, varíola, influenza, entre outras listadas no edital.
Para justificar a ausência, é necessário enviar documentos comprobatórios, como laudos médicos ou relatórios que atestem a ocorrência de problemas logísticos. Esses documentos devem ser enviados no formato PDF, PNG ou JPG (máximo de 2 MB), com informações claras sobre o caso, incluindo diagnóstico e identificação do profissional responsável. Apenas o envio e a aprovação pelo Inep garantem a reaplicação.
As novas provas estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro, em formato similar à aplicação regular, mas com questões e tema de redação diferentes. O primeiro dia contará com redação, linguagens e ciências humanas, enquanto o segundo será dedicado a ciências da natureza e matemática. Recursos de acessibilidade serão limitados, com tradutores de Libras e auxílio para leitura disponíveis.
As informações sobre aprovação do pedido, local de prova e horários serão disponibilizadas na Página do Participante. O Inep divulgará as notas finais do Enem 2024, incluindo reaplicação, em 13 de janeiro de 2025.