A manutenção dos índices criminais baixos em Brasília é resultado da política de segurança pública aplicada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Desde 2019, as forças passaram a atuar de forma integrada e mais próximas da comunidade, mais cidades conquistaram melhorias na infraestrutura de urbanização.
“Nos orgulhamos de dizer que temos reduzido quase todos os índices de criminalidade na nossa cidade, graças ao trabalho integrado das forças desde o primeiro dia de governo, lá em 2019”, destacou o governador Ibaneis Rocha, durante evento de lançamento da nova sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A cidade vem mantendo a redução das ocorrências do crime, desde o ano passado, quando o Distrito Federal atingiu o menor índice de homicídios dos últimos 46 anos. Entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 150 casos, número igual ao do mesmo período de 2022. Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), neste ano, a diminuição ficou por conta da quantidade de vítimas, de 162 para 153, menor registro em 24 anos.
Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, é primordial a sinergia com as lideranças comunitárias e religiosas e as entidades da sociedade civil. “Um princípio que temos trabalhado bastante é o da integralidade da segurança pública. É a transversalidade em todos os esforços no sentido de buscar melhorias nos números e temos conseguido”, diz o responsável pela pasta.
Dentre as ações apontadas para o combate aos índices criminais, estão as obras que estão sendo feitas pelo governo. O secretário lembra que uma cidade urbanizada, onde tem iluminação e pavimentação, e os prédios acolhem a população com dignidade, isso é mérito da segurança pública.