Além de proporcionar entretenimento ao público, o Na Praia é considerado exemplo no quesito sustentabilidade. O cuidado com o meio ambiente dá o título de maior evento Lixo Zero do mundo para o festival.
O compromisso com a reciclagem deve continuar na edição de 2023, que começa em 30 de junho, com o tema Marrocos. O festival trabalha uma estratégia pautada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU) que traça caminhos para oferecer um mundo melhor até 2030.
O recorde de desvio, de 97,92%, fez o evento despontar como o maior festival Lixo Zero do mundo com certificado do We Ar, em 2018. O Na Praia amplia as iniciativas de responsabilidade socioambiental a cada edição e promove ações específicas para cada um dos objetivos.
O sócio da R2 Produções, Eduardo Azambuja ressalta que “a sustentabilidade é o alicerce do Na Praia. Nosso compromisso é criar um evento que não apenas proporcione diversão, mas também promova ações concretas em prol do meio ambiente. Queremos inspirar outros eventos a seguirem o mesmo caminho.”
Em 2017, o Na Praia foi reconhecido como o primeiro festival Lixo Zero da América Latina, quando garantiu taxa de desvio de aterro sanitário de 95,14%. O evento também ganhou o prêmio Iniciativa Empresarial Sustentável, no concurso Iniciativas Sustentáveis, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal.
O Meu Eco Copo é um dos exemplos de sustentabilidade adotado pelo evento. O visitante deixa um valor caucionado e, ao final, decide se devolve o item e recupera o dinheiro. Com essa iniciativa, o Na Praia evita que aproximadamente 1,8 milhão de copos sejam descartados no lixo, poluindo corpos hídricos, a cada edição.