O número de multas emitidas para motoristas que dirigiam sob o efeito de álcool aumentou 52,46% no Distrito Federal, em dois anos. Dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF) revelam que em 2020, a capital registrou 21.981 infrações de embriaguez. Essa quantidade passou para 33,5 mil, ano passado.
Os dados de 2021 mostram um registro de 27.512 multas aplicadas nessa categoria. No ano anterior foram mais de 20%. Dirigir sob o efeito de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa pode gerar detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da permissão para dirigir, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Wesley Cavalcante, o aumento dos registros se deve pelo fim do período mais constante da pandemia de Covid-19. Além disso, houve aumento de fiscalização por parte do próprio Detran e de outros órgãos.
“Com o fim da pandemia, aumentou a circulação de veículos e pessoas com mais eventos e festas. Além disso, no ano de 2022, a gente reforçou a fiscalização, resultando em mais flagrantes”, diz o diretor.
Wesley também considera que é perceptível a ligação entre acidentes fatais e a alcoolemia. Para ele, as duas principais causas de acidentes fatais são o excesso de velocidade e o uso de bebida alcoólica.