Domingo (15) foi dia de Copa do Mundo de Triatlo em Brasília. Atletas de diversos países se reuniram na orla da Ponte JK. A competição, que reuniu 86 atletas de 19 países contou com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) e colocou a capital do país mais uma vez no cenário de grandes eventos esportivos.
“Hoje, compartilhamos essa experiência única com o mundo inteiro. Foi com grande satisfação que apoiamos a realização do World Triathlon Cup em nossa cidade, um evento esportivo de renome mundial que atraiu atletas de vários países para competir e desafiar seus limites. Além disso, o evento ofereceu uma oportunidade única para a nossa comunidade se unir e celebrar o espírito esportivo”, disse o secretário interino de Esporte e Lazer (SEL-DF), Renato Junqueira.
A secretária ainda enfatizou ainda que o governo está trabalhando para garantir que Brasília continue sediando competições de alto nível. Segundo ele, essa é uma forma de valorizar os atletas locais, bem como fomentar a geração de emprego, renda e o turismo esportivo.
Centenas de pessoas, entre brasilienses e turistas, acompanharam a disputa dos atletas na beira do Lago Paranoá e nos circuitos de bicicleta e corrida. Conforme a SEL-DF, o evento poderá abrir portas para a candidatura da região como sede do Mundial de MultiSports da Federação Internacional – World Triathlon – em 2027.
A modalidade é considerada um dos eventos mais prestigiados do calendário internacional de triatlo. A World Triathlon Cup é mais uma etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. A competição reuniu 49 atletas no masculino e 37 no feminino.