Vai até quarta-feira (5) as inscrições para os cursos de educação profissional técnica de nível médio e qualificação profissional da Secretaria de Educação (SEE). O programa disponibiliza 5,5 mil vagas em dez unidades do Distrito Federal.
Dentre as opções de cursos, os candidatos podem escolher entre informática, computação gráfica, telecomunicação, eletrotécnica ou administração. O inscrito deve observar os centros de educação disponíveis, sendo eles os de Ceilândia, Guará, Planaltina, Plano Piloto e Taguatinga, e as unidades escolares do Centro Educacional 02 do Cruzeiro, Cesas e Cejaep-EaD e Brazlândia – inaugurado pela atual gestão.
Para se candidatar é necessário estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental, cursando ou ter concluído o ensino médio ou 3º segmento da educação de jovens e adultos (EJA). A duração dos cursos de qualificação profissional variam entre 160 ou 200 horas, e os técnicos vão de um ano a um ano e meio.
“A educação profissional, em particular, é essencial para que trabalhadores e trabalhadoras tenham empregabilidade, oportunizem contratações, atendam às demandas e aos arranjos produtivos locais, tenham autonomia e poder de decisão em suas vidas e carreiras”, diz a diretora de Educação Profissional da Secretaria de Educação, Joelma Bomfim.
Um dos projetos da Secretaria de Educação conta com 18 unidades escolares que focam na transformação das pessoas por meio da profissionalização e inserção no mundo do trabalho, gerando mais de 13 mil vagas anuais em cursos de qualificação profissional e técnicos de nível médio.
As vagas são sorteadas e o resultado está previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (7), às 18h, no site da Secretaria de Educação.