Vai até julho a campanha educativa para a prevenção de incêndios florestais no Distrito Federal. O programa foi iniciado na última sexta-feira (31). A campanha da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal fez a primeira blitz no Park Way, com participação de estudantes de uma escola da região.
Os motoristas foram parados e alertados sobre a proibição e os perigos da queima de lixo e resto de poda. Durante a operação, os condutores foram informados que essas são as principais causas de incêndio florestal no DF.
Além do Park Way, estão programadas mais ações educativas em Brazlândia, no Parque Nacional, no Jardim Botânico e na Estação Ecológica, segundo o cronograma dos próximos meses.
A ação multiplicadora é de extrema importância para o envolvimento da população, segundo a coordenadora técnica do plano, Carolina Schubart. Ela acredita que o projeto proporciona que a educação ambiental seja inserida desde cedo.
“A participação dos estudantes foi fundamental para a boa receptividade daqueles que trafegavam pelo local da blitz educativa, além de despertar nos alunos a importância do cuidado com o Meio Ambiente. Muitos deles moram na área rural e se tornam multiplicadores nas suas famílias e comunidades”, diz a coordenadora.
O projeto conta com o apoio do Jardim Botânico de Brasília e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Além disso, o programa é realizado em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, da Marinha, da Aeronáutica e do Instituto Brasília Ambiental.