A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou a campanha RecadastraSUS-DF. O projeto tem o intuito de manter os dados de pacientes da rede atualizados. A medida busca trazer melhorias na comunicação com os usuários e tornar mais efetiva a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), justamente, porque o contato é fundamental para o andamento de diferentes serviços, como agendamentos de consultas, exames e cirurgias.
A Portaria 248/2023, que institui a iniciativa, foi publicada nesta quarta. As unidades básicas de saúde (UBSs) já realizam esse serviço em locais físicos. E agora será disponibilizado um link para o autocadastro, onde o cidadão poderá inserir e/ou conferir os dados corretos.
Os pacientes podem atualizar dados simples como e-mail, telefone, WhatsApp e endereço. As informações corretas auxiliam os profissionais de saúde no atendimento e contribuem para um cuidado mais eficiente e seguro. Os dados informados também são utilizados pela SES-DF em planejamento e gestão sobre a saúde da população.
A Secretaria também ofertará a atualização em ações extramuros, que são atividades promovidas fora do ambiente físico da SES. Há ainda o Disque Saúde 160, na opção 5, com cerca de 300 operadores treinados para realizar o recadastro dos pacientes.