A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) autorizou a contratação de anestesistas terceirizados para a rede pública, para suprir a falta desses profissionais. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa quinta-feira (10).
O valor da contratação será de, aproximadamente, R$ 14 milhões por um ano, que pode ser renovado pelo mesmo período. A resolução do Conselho de Saúde do DF foi homologada pela secretária da pasta, Lucilene Florêncio.
Segundo a responsável, até a próxima semana, a SES-DF deve lançar o edital para credenciamento de pessoas jurídicas, que vai incluir profissionais individuais, empresas e cooperativas, para prestação de serviço de anestesiologia.
“Queremos dar vazão às cirurgias eletivas. Hoje, diante da falta de profissionais, temos de priorizar as cirurgias de emergência, urgência e judicializadas”, disse a gestora.
De acordo com a responsável pela pasta da saúde, o déficit de anestesistas na rede pública de saúde é de 150 profissionais. Lucilene destacou que é necessário contratar por meio de pessoa jurídica, pela baixa adesão nas últimas tentativas de contratação desses profissionais para atuarem como servidores do setor.