Com foco no público de zero a 6 anos de idade, o Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância começa neste sábado (18). A apresentação do Primeiro Olhar vai até 1º de abril. Os encontros acontecem sempre aos sábados. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes do início do evento, no Sesc Ceilândia e no Sesc Gama.
Baseado em estudos de neurolinguagem, a nona edição do encontro reúne cenário minimalista, luz e sonorização baixa. Todo o projeto é pensado para agradar os pequenos. O festival também percorre creches do Distrito Federal com uma série de atividades. Serão visitadas instituições de Samambaia, Brazlândia, Paranoá e Varjão.
A diretora artística e produtora do Festival Primeiro Olhar, Clarice Cardell ressalta que “as peças encenadas para esse público são conceituais, lúdicas e poéticas. Além disso, o objetivo é construir um lugar na sociedade onde crianças e adultos possam compartilhar momentos de desfrute estético juntos, sem hierarquias”.
A programação atende também o público com deficiência. No dia 27 de março, serão realizadas duas apresentações da Oficina Mão na Música, com o Studio Sereia. A mostra acontece no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (612 Sul) e é dedicada aos bebês e crianças cegas de zero a cinco anos.
“Em todos os anos de realização do Festival, sempre acompanhamos momentos belos de troca não só dos olhares das crianças, mas também dos adultos que as acompanham, que muitas vezes através do olhar de seus filhos ou alunos permitem um novo encontro com a arte”, diz Clarice.