O Distrito Federal tem apenas 17,39% de cobertura com a vacina bivalente contra a Covid. Entretanto, mesmo com considerada baixa, a porcentagem coloca o DF como a 2ª unidade da Federação com a maior aplicação do imunizante, ficando atrás apenas de São Paulo, que registra 18,46%.
Os dados são do Ministério da Saúde, atualizados na noite da última terça-feira (20). Conforme o relatório, a capital federal aplicou 455.652 doses bivalente, que estão disponíveis para maiores de idade desde abril deste ano. Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), a meta é alcançar 90% do público-alvo.
“A pasta informa que em 2023 já foram mais de 1,3 milhão de doses aplicadas no DF, envolvendo tanto as vacinas previstas no calendário de rotina quanto as campanhas contra a Covid-19 e a influenza”.
Ainda de acordo com a secretaria, a vacinação ocorre todos os dias úteis em mais de 100 unidades básicas de saúde. O órgão busca outras estratégias para ampliar a cobertura vacinal, com “ações extra-muros” realizadas em escolas, universidades, shoppings, zoológico, mercados, feiras, igrejas e outras instituições.
O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri explica que a baixa adesão pela vacina bivalente é um problema que atinge vários países. “Hoje as vacinas estão sobrando nos postos. A busca está realmente muito baixa devido a vários fatores, o principal deles é a percepção de risco”,
O imunologista reforça que as campanhas de incentivo à imunização precisam ser melhor veiculadas, mostrando a importância das vacinas em recuperar a proteção daqueles que já têm mais de quatro meses da última dose.