A taxa Selic está em queda e no seu menor nível histórico, de 2% ao ano fazendo cair os juros do crédito imobiliário. Esta é uma boa hora pra quem sonha com a casa própria.Uma pesquisa recente mostra que os juros nos bancos variam de 6,75% a 8,10% ao ano.
Segundo especialistas, embora a oferta de imóveis para locação tenha crescido bastante e melhorado tanto em termos de quantidade quanto em qualidade, a compra, neste momento, deve ser considerada. “Antes era comum ouvirmos que valia a pena deixar o dinheiro aplicado e, com os rendimentos, pagar o aluguel”, diz Fábio Tadeu Araújo, sócio da consultoria Brain. “Mas, com a queda dos juros, a rentabilidade oferecida por investimentos conservadores é baixa.”
Em relação à compra de imóveis com o intuito de investir, é preciso acompanhar o comportamento do preço médio de venda, que varia de acordo com a cidade.Para saber se vale a pena comprar um imóvel com o objetivo de obter renda com seu aluguel ao longo do tempo, é preciso levar em consideração a razão entre o preço médio de locação e o preço médio de venda dos imóveis.
Apesar dos sinais de retomada do mercado e do bom momento para o financiamento, os especialistas afirmam que a decisão de comprar um imóvel tem que ser muito bem pensada e que questões pessoais, como estabilidade financeira, patrimônio e características do imóvel também devem ser levadas em conta.
Para quem não tem condições de dar uma entrada relevante de sinal, a recomendação de especialistas , é optar, no primeiro momento, por um imóvel mais barato e assim não comprometer tanto a renda. Ao fazer isso e planejar a troca depois de cinco a oito anos, o consumidor terá ganhado com a valorização do imóvel, terá quitado parte da sua dívida e, de quebra, poderá usar o imóvel como parte do pagamento da compra futura.”
Fonte: Exame