Nessa segunda-feira (10), o Distrito Federal registrou o dia mais seco de 2023, até o momento. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação de monitoramento do Gama computou umidade relativa do ar de 18%, por volta das 16h de ontem.
De acordo com o Inmet, a queda na temperatura se deve a uma massa de ar seco que afeta o centro do país. A meteorologista Dayse Moraes explica que a tendência é que o fenômeno prevaleça ao longo desta semana, que terá manhãs frias e tardes quentes.
Segundo a especialista, a umidade “poderá ficar até mais baixa, com dias ensolarados, de tempo quente e seco no período da tarde. Pela manhã, a mínima deve variar de 10°C a 12°C. E a temperatura começa a aumentar nos próximos dias, quando a máxima poderá chegar a 30°C”.
Dentre as recomendações da Defesa Civil para o período, a orientação é que a população evite a prática de atividades ao ar livre das 10h às 17h, aumente a ingestão de líquidos, não tome banhos prolongados com água quente, descarte o uso excessivo de ar-condicionado e use protetor solar.