Adultização, erotização, desaparecimento, trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval.
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal realiza, no dia 12 de fevereiro, às 10h, no Plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, audiência pública para discutir a proteção de crianças e adolescentes durante o período de Carnaval.
Presidida pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), a comissão alerta que grandes eventos populares aumentam o fluxo de pessoas e podem ampliar riscos como violência sexual, exploração comercial, tráfico de pessoas e desaparecimento de menores.
Para a presidente da CDH, a proteção da infância será prioridade em 2026. Segundo Damares Alves, crianças e adolescentes estarão no centro da agenda da comissão ao longo de todo o ano, com acompanhamento permanente de políticas públicas e ações de enfrentamento à violência.
Impacto no Distrito Federal
No Distrito Federal, o alerta ganha dimensão local com a realização do DF Folia 2026, que prevê 73 blocos entre 7 de fevereiro e 1º de março em diversas regiões administrativas. A expectativa de grande público reforça a necessidade de atuação integrada entre Governo do DF, conselhos tutelares, forças de segurança e órgãos de proteção.
Convidados confirmados na audiência
Estão confirmados para o debate:
- Luciana Temer – Instituto Liberta
- Maurício Cunha – Presidente da ChildFund Brasil (participação por videoconferência)
- Laís Cardoso Peretto – Diretora Executiva da Childhood Brasil
- Cel. QOPM Ana Paula Barros Habka – Comandante-Geral da PMDF
- Mariana Zan – Advogada do Instituto Alana (participação por videoconferência)
A expectativa é que a audiência avance em encaminhamentos concretos para fortalecer a prevenção e a rede de proteção durante o Carnaval, especialmente no Distrito Federal.
