Por não ter atingido a meta de imunização, a campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até quando durar o estoque no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde divulgou a informação na tarde desta quarta-feira (31). Segundo a previsão inicial, essa seria a data em que a campanha terminaria.
A Saúde informou também que “enquanto o DF tiver vacinas disponíveis, a vacinação contra influenza continua”. Ao todo, são 120 postos na capital aplicando a vacina. A maioria atende das 8h às 17h.
Apenas 460.799 pessoas receberam o imunizante, das 3.146.165 que poderiam ser vacinadas em Brasília. A aplicação ocorreu entre 31 de março, quando começou a campanha, e 26 de maio. Ainda estão disponíveis 229.200 doses para toda população acima de seis meses de idade.
A prorrogação foi uma orientação do Ministério da Saúde para reforçar a imunização e evitar casos graves da doença. A vacina aplicada contra a gripe é a trivalente, que protege contra três vírus diferentes. A duração dos anticorpos dura em média 12 meses. O imunizante pode ser tomado juntamente com outras vacinas, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Todo ano, a vacina é disponibilizada antes do inverno, uma vez que é o período em que as doenças respiratórias são mais comuns, principalmente entre as crianças.