O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves, anunciou que o C-MOVE Brasília, previsto para março, será um marco na discussão sobre mobilidade sustentável na capital. O evento reunirá especialistas e autoridades para alinhar estratégias globais e atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, previstos para novembro.
Segundo Gonçalves, o C-MOVE será fundamental para planejar a eletrificação do transporte público e consolidar o DF como referência nacional. Atualmente, a região já conta com a maior frota de ônibus Euro 6 do Brasil, reduzindo significativamente a emissão de poluentes.
Além disso, em janeiro de 2025, o governador Ibaneis Rocha anunciou a chegada de 90 novos ônibus elétricos, com previsão de operação para junho, priorizando o atendimento ao Plano Piloto. O Tribunal de Contas do DF (TCDF) também reforçou o compromisso com essa transição ao debater, em seu Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade Urbana, os desafios e benefícios da eletrificação da frota.