A capital federal será palco do Wheelchair Tennis – Brasília Open, torneio internacional de tênis em cadeira de rodas, que ocorrerá a partir desta quinta-feira (26). O evento vai até domingo (29), no Sesc Taguatinga Sul e no Clube das Nações, localizado no Setor de Clubes Sul. O projeto conta com o apoio das secretarias de Esporte e Lazer (SEL-DF) e da Pessoa com Deficiência (SEPD).
O apoio ao evento é o primeiro resultado da implementação do Programa de Esporte Inclusivo, parceria firmada entre as pastas que visa fomentar o paradesporto e o esporte inclusivo no DF. Classificatório, o torneio tem como objetivo o ranking para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Os jogos serão realizados das 8h às 19h. No dia 29, as partidas ocorrerão das 9h às 11h, no Sesc Taguatinga Sul. As categorias em disputa são masculino simples, masculino duplas, feminino simples, feminino duplas, quad simples, quad duplas e júnior.
“Esse aumento expressivo de eventos envolvendo o esporte adaptado nos mostra que estamos no caminho correto ao traçar estratégias para cumprir o nosso plano de trabalho. A vinda do Wheelchair Tennis para Brasília é mais um grande e importante evento esportivo que demonstra o quanto estamos engajados com essa pauta”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro.
Cerca de 64 atletas com deficiência participam da competição, do Brasil e de outros países. Os atletas brasileiros são provenientes do Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Tocantins. Já os atletas internacionais vêm da França, Colômbia, Argentina, Chile e Equador.
O tênis em cadeira de rodas é uma modalidade consolidada do movimento paralímpico, presente em diversos países e com grande expressão nos maiores campeonatos de tênis do mundo.