A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) aprovou a terceira e última etapa do projeto de sistema viário para a implementação do Bus Rapid Transit (BRT) na Avenida Hélio Prates. O esquema prevê a construção do corredor BRT no canteiro central de toda a avenida, entre a via M1 e a QNM 28, em Ceilândia, e a QNL 30 até a QNH 1, em Taguatinga.
Focada em melhorias esperadas para a avenida, a Portaria n° 64 da Seduh foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa quinta-feira (13). O texto sugere novas estações, travessias para pedestres e ciclovias, além de benefícios para os comerciantes e pessoas que circulam pelo local.
O projeto é uma continuidade da requalificação viária prevista para a Hélio Prates e se estenderá por 3,4 km da avenida que corta Ceilândia e Taguatinga. Serão instaladas estações de embarque nas paradas de ônibus atuais e todo o sistema será integrado às linhas locais, nesta última etapa da intervenção.
A criação de rota acessível para ordenar o fluxo de pedestres e favorecer a circulação de pessoas com deficiência (PcD) também será implantada. Para isso, uma das medidas é manter uma rota acessível com calçadas que podem ser compartilhadas, e pontos adaptados ao longo dos lotes.
“Com a terceira etapa cumprida, estando aprovado o projeto que contempla as principais intervenções e melhorias no sistema viário da Avenida Hélio Prates, a Secretaria de Obras consegue finalizar a efetiva implantação da nova via e seu entorno, que certamente trará benefícios de transporte e acessibilidade à população”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz.
A proposta se baseia na Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e no Plano Diretor de Transportes Urbanos do Distrito Federal (PDTU). O projeto, elaborado pela Secretaria de Obras, integra o Corredor Eixo Oeste de Transporte Público do Distrito Federal, que prevê o fortalecimento da mobilidade urbana em todo o território por meio do transporte coletivo.