Competição acontece de 8 a 19 de outubro
A última etapa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2024 será realizada em Brasília, de 8 a 19 de outubro, reunindo cerca de 7 mil participantes em um dos eventos mais aguardados do calendário esportivo universitário.
Com um total de 31 modalidades esportivas, a competição acontecerá em nove locais: CICB, Centro Olímpico da UnB, Ginásio do Cruzeiro, AABB, DEFER, ASCEB, CECAF, IFB e APCEF.
“O Jubs traz para nossa cidade uma oportunidade para que esses jovens conheçam a capital do país. Durante os jogos, disponibilizamos um city tour com o intuito de apresentar a cidade, além de apresentações culturais com artistas locais. O programa de qualificação fortalece a experiência dos atletas. É importante que os hotéis recebam esses atletas da melhor maneira, para despertar em cada um o sentimento de acolhimento e receptividade. Queremos que esses jovens retornem com suas famílias em um outro momento para desfrutar ainda mais da nossa capital”, afirma o secretário de Turismo do DF.
Os jogos estão divididos em dois blocos: o primeiro, de 8 a 13 de outubro, contará com acadêmico, atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, badminton paradesportivo, basquete x1, breaking, Clash Royale, Free Fire, jiu-jitsu, judô, League of Legends, natação, natação paradesportiva, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tênis paradesportivo e Wrestling.
O segundo bloco, que começa no dia 13 e vai até o dia 19, terá basquete, cheerleading, Counter Strike 2, futebol eletrônico, futmesa, futsal, handebol, karatê, saltos ornamentais, Valorant, vôlei e xadrez.
Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), ressaltou a relevância do evento não apenas para o esporte, mas também para a economia local.
“Esta edição, já histórica por sua magnitude, terá um impacto significativo na economia da região, envolvendo 20 hotéis e promovendo o comércio e o turismo. Além disso, contaremos com a participação de dois países convidados, China e Portugal, o que elevará a visibilidade de Brasília no cenário internacional”, afirma Cabral.
Para os interessados em assistir às competições, a entrada será gratuita.
Cerimônia de abertura
A cerimônia de abertura, que acontece no dia 8, às 19h30, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), promete ser marcante, com uma atração musical a ser anunciada em breve e a participação de atletas de todos os estados presentes.
Além disso, autoridades e convidados do meio esportivo estarão presentes, incluindo Iziane Marques, Secretária Nacional de Esporte e Alto Desempenho; Fábio Augusto Lima, Secretário Nacional de Paradesporto (SNPAR); Washington Cerqueira, Presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT); e Renato Junqueira, Secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal.
Do universitário para o profissional
A CBDU tem se destacado como um importante aliado no desenvolvimento de atletas no Brasil, funcionando como um trampolim para o esporte olímpico.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, atletas que passaram pelo esporte universitário integraram o Time Brasil, como Raquel Kochhann, Arthur Nory, Paulo André, Alison dos Santos (Piu), Guilherme Schimidt, Willian Lima, Caio Bonfim, João Marcelo (Mãozinha) e Martine Grael.
Outros nomes de peso que já passaram pela CBDU são Bernardinho, Daniele Hypólito, Daiane dos Santos, Fernando Scherer, Joanna Maranhão, Tiago Camilo, Maurren Maggi e Arthur Zanetti.