Para evitar contratempos com os pequenos durante a folia de carnaval, a Polícia Militar do DF (PMDF) disponibiliza, em seu site oficial, uma sugestão de identificação para que os responsáveis pelas crianças sejam localizados com mais facilidade e rapidez.
A Carteirinha de Identificação Infantil contém informações de contato dos responsáveis pela criança. Para utilizar o recurso basta acessar o link e preencher corretamente os dados, escolher uma foto e inserir no campo indicado e, por fim, imprimir o arquivo gerado. O documento fica como um crachá na criança, que pode ser preso à roupa ou colocado em forma de colar.
A pulseirinha é a opção mais procurada, por ser mais difícil de perder o material durante a agitação.
O major Michello Bueno, da PMDF explica que “com a identificação a gente consegue ter facilidade de encontrar os pais. Muitas vezes a criança não consegue ajudar, porque não tem o telefone do pai, não consegue localizar os responsáveis ou onde ela mora, então isso vai ajudar bastante”.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) também estará em tendas distribuindo pulseirinhas de identificação infantis. A expectativa é de entregar pelo menos cinco mil tags de identificação.
“A gente sabe também que Carnaval é muita agitação, é muita responsabilidade. E a gente vai identificar para que possamos entrar em contato com o responsável por essas crianças”, reforçou o chefe do núcleo de campanhas educativas do Detran-DF, Miguel Videl.
Uma das dicas é sempre combinar um ponto de encontro com as crianças, explicando a elas que, caso se percam, procurem um policial militar imediatamente.