A CEP/Camedis conta com um grupo de trabalho específico para solucionar as demandas de exames e consultas médicas oriundas da Defensoria Pública do DF. O objetivo é encaminhar os processos de assistidos que procuram a DPDF com o objetivo de judicializar as demandas para que sejam solucionados de forma extrajudicial.
“É fundamental que as demandas de saúde tenham um trâmite mais célere, uma vez que, em muitos casos, envolvem risco de vida. Por meio desse canal com os demais órgãos e instituições que garantem o acesso da população ao sistema de saúde, é possível evitar que os casos sejam judicializados e garantir esse direito fundamental das pessoas em situação de vulnerabilidade”, ressalta o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Em agosto de 2023, a Camedis foi reconhecida como canal de diálogo entre a SES e as instituições do sistema de justiça que tratam da efetivação do direito fundamental à saúde da população. A câmara atua com a DPDF e com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) a fim de evitar ações judiciais no setor.