Foi lançado o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges-DF), trata-se de uma plataforma que permite o acompanhamento de dados atualizados e unificados de diversos indicadores da gestão. O projeto serve para otimizar o tempo de espera nos serviços de urgência e emergência, número de servidores em atividade no momento, detalhes de contratos e produção cirúrgica.
Com isso, gestores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) contam agora com uma nova ferramenta avançada para auxiliar as decisões acerca de serviços ofertados à população.
“São informações que orientam uma tomada de decisão mais rápida”, argumentou o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal.
A palestra “Gestão de Informações Estratégicas e Disseminação de Dados em Saúde” também contou com a participação do coordenador-geral de Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Tiago Bahia; e do gerente do Centro de Inteligência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Sandro Terabe.
Ele ainda destacou o fato de apenas o Distrito Federal, o Rio de Janeiro e Pernambuco já terem centros de inteligência ativados. Em outros 19 estados, a iniciativa está em implantação. A entidade tem atuado para promover a criação de ferramentas semelhantes em todo o país.
Principal ferramenta para a transparência dos serviços de saúde no Distrito Federal, o portal InfoSaúde ultrapassou um milhão de acessos em 2023, superando o número de 2022, quando foram 788 mil cliques.