O Distrito Federal arrecadou R$ 10,9 bilhões em tributos, no primeiro semestre deste ano. A maior parte é referente aos setores de comércio e serviços, correspondendo a cerca de 60% do orçamento governamental.
O recurso chega para contribuir com serviços essenciais como a manutenção e construção de rodovias e viadutos, construção de creches, utilidades básicas de saúde etc. Um exemplo é a construção dos Restaurantes Comunitários do Distrito Federal, projetados com verba da Fonte 100 e recurso proveniente da arrecadação.
Atualmente a capital conta com 15 restaurantes que oferecem refeições entre café da manhã, almoço e jantar por valores acessíveis de 50 centavos a 1 real.
Em 14 de agosto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou o mais novo Restaurante Comunitário do Sol Nascente/Pôr do Sol. Na primeira semana de funcionamento, o espaço já serviu 20 mil refeições.
Outra aplicação importante dos recursos dos impostos está nos programas sociais, como o Cartão Prato Cheio, Cartão Gás, Cartão Material Escolar, passe estudantil, e outros serviços voltados para garantir qualidade de vida à população também são mantidos com a verba arrecadada dos tributos.