Após 23 anos, o São Paulo finalmente voltou a uma final de Copa do Brasil. Desta vez, o tricolor enfrenta o Flamengo, e decide o confronto no Morumbi, no dia 24 de setembro. O sorteio aconteceu nessa segunda-feira (28), e contou com a presença dos técnicos Dorival Junior e Jorge Sampaoli. Os jogadores Calleri e Rafinha também acompanharam a cerimônia, além de Felipe Luiz e Everton Ribeiro, sendo esses dois últimos do time rubrunegro.
As torcidas sempre dão preferência para que o jogo da volta seja em casa, mas conforme o histórico da Copa do Brasil, 55% das 33 decisões da competição com mandos distintos acabaram com troféu para a equipe visitante ao apito final do segundo jogo. O torneio teve 34 finais entre 1989 e 2022. Em 2006, Flamengo e Vasco disputaram o título Maracanã, por isso, o mando foi considerado neutro, porém deu o título ao Fla.
O atual Campeão da Copa é o Flamengo, que recebe o São Paulo no Maraca no dia 17 de setembro. Em 2022, contra o Corinthians, o Flamengo levou a melhor nos pênaltis, após dois empates (0 a 0 em São Paulo e 1 a 1 no Maraca).
Ao contrário do Fla, o São Paulo busca sua primeira conquista de Copa do Brasil. Único título relevante que falta na prateleira tricolor. Na única decisão disputada pelo clube paulista, no ano 2000, o time foi vice para o Cruzeiro. Na ocasião, houve empate sem gols na ida, no Morumbi, e derrota tricolor para os mineiros por 2 a 1 na volta, no Mineirão.
No entanto, desta vez, a equipe do Morumbi se prepara com força máxima para enfrentar o time carioca. A chegada recente do atacante Lucas tem mostrado resultados positivos em cada partida. O que resta aos torcedores, é torcer para que o tricolor conquiste este título inédito, dando um bi campeonato para o professor Dorival, que foi campeão com o Fla, no ano passado.