O projeto de lei que abre caminho para o reajuste salarial médio de 18% que beneficiará policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal, foi assinado pelo presidente Lula, nessa quarta-feira (28).
O texto será enviado ao Congresso e deve ser analisado na próxima semana. Caso seja aprovado, o presidente da República deverá publicar medida provisória para aplicar, de fato, a recomposição.
Segundo o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB), o acordo com o governo federal prevê a aplicação de aumento salarial de 9% ainda em 2023 e mais 9% em janeiro de 2024. No entanto, a expectativa é que a primeira parcela seja aplicada de forma retroativa em 1º de julho.
Para o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), o reajuste para policiais civis será diferenciado entre categorias. Os integrantes da classe especial ganharão aumento de 24%, enquanto os demais profissionais receberão 18%.
O senador Izalci Lucas (PSDB) ressaltou que a Comissão Mista de Orçamento (CMO) irá se reunir no próximo dia 6 de julho e poderá debater a matéria. Segundo ele, a expectativa é que o texto seja aprovado. “Espero que possamos aprovar na CMO e, na sequência, pautar no Congresso para que as forças de segurança possam receber o reajuste a partir de julho e a outra parcela em janeiro”, disse o parlamentar.