Realizado pela Secretaria da Mulher (SMDF) e pelo Instituto BRB, o projeto Mão na Massa está capacitando mulheres em massoterapia. São três módulos de aprendizagem, cada um com 40 horas, realizados no Senac da 903 Sul. A primeira etapa, de massagem modeladora, ocorreu em abril, a segunda, de massagem relaxante, teve início em 5 de junho e a terceira ocorrerá em agosto. A ação profissionalizante é voltada para mulheres com o objetivo de promover o empreendedorismo e a independência econômica.
As participantes, ao concluírem as três etapas, se tornarão não apenas massagistas, mas massoterapeutas, capazes de gerar sua própria renda e alcançar autonomia profissional. Para a subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata Daguiar, o projeto proporciona um recomeço às alunas. “É emocionante poder oferecer essa oportunidade às mulheres. Sabemos o quanto a independência financeira é importante para o público feminino. É com ela que vem o fortalecimento, permitindo que muitas delas saiam de situações de violência”, destaca a subsecretária.
O curso abrange mulheres que buscam na capacitação profissional uma oportunidade para mudar de vida. Paula Martins de Almeida, 31 anos, participante do projeto, vê na iniciativa uma chance de encontrar um novo emprego. “A Secretaria da Mulher nos deu a oportunidade de focar em nossa independência. Acredito que agora muitas portas se abrirão para mim na área de estética”, afirma.
Logo na primeira etapa do curso, concluída em maio deste ano, as alunas foram certificadas para trabalhar como massagistas modeladoras. “Conheci o projeto na Casa da Mulher Brasileira e este curso mudou minha vida. Com as técnicas que aprendi, já estou realizando atendimentos e aplicando todo o conhecimento adquirido”, destaca Geane Freitas de Oliveira, 50 anos, aluna do curso.
Segundo Ayda Cristina Miranda, professora responsável pelo curso em andamento, a iniciativa é uma maneira de renovar a vida dessas mulheres. “O curso traz autoconfiança, permitindo que elas empreendam. Elas não precisam necessariamente de um espaço físico para realizar massagens, podendo atender em domicílio, empresas ou eventos. Isso melhora a autoestima delas, fazendo-as se sentirem capazes”, afirma a professora.
O Mão na Massa faz parte do projeto Rede Sou + Mulher, que visa promover o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres. Embora priorize mulheres acolhidas pela SMDF, o projeto está aberto a todas as interessadas em receber uma formação completa para empreender nas áreas de gastronomia, moda e beleza. Novas turmas são abertas periodicamente por meio do site.
Projeto Mão na Massa
Mais do que um curso técnico, as alunas do Mão na Massa assistem a palestras de empreendedorismo, inovação, atuação profissional, entre outros. Ao término do treinamento, elas participam do curso Realize, no Espaço Empreende Mais Mulher, em Taguatinga. A proposta do Realize, ministrado por pedagogos e psicólogas da SMDF, é treinar as habilidades socioemocionais das futuras empreendedoras.
Para fazer a inscrição, as interessadas devem realizar o cadastro por meio do formulário geral de capacitação no site da SMDF. Lá, elas definirão as áreas de capacitação de preferência, bem como o interesse em participar, especificamente, do Mão na Massa.
Fonte: Agência Brasília