Foi publicada nesta sexta-feira (14), no Diário Oficial do DF, uma nova medida que define prioridades para a realização de exame de mamografia em mulheres na rede pública de saúde da capital. O documento foi sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB),
As mulheres a partir de 40 anos ou com histórico familiar de câncer de mama ou nódulos terão prioridade de atendimento, de acordo com a publicação. A lei já está em vigor. A preferência também vale para mulheres que precisam de avaliações periódicas de mama, que realizam tratamento oncológico mamário ou necessitam de urgência no exame, conforme determinação médica.
De acordo com a lei, para as mulheres que precisam de avaliações periódicas, será necessário apresentar prescrição médica ou comprovar que realizam o exame periodicamente, com documentos e laudos.
A Secretaria de Saúde informou, em nota, que mais de 14 mil mulheres aguardam na fila para realização do exame. Apenas dois casos são considerados de emergência e já foram agendados, conforme a pasta. Houve aumento de 55% no total de solicitações de exames de mamografia, em comparação com outubro do ano passado. Havia 9 mil pedidos pendentes na época.