Conforme dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI), o Sistema prisional do DF segue cada vez mais lotado, comportando 15,4 mil presos para 8,6 mil vagas. O relatório coloca o DF em 4° lugar no quesito superlotação do país.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) diz que mais vagas devem ser criadas até 2024. Quase todos os presídios da capital federal estão com presos acima da quantidade de vagas. A exceção é a Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), conhecida como Colmeia.
Na Colmeia, ainda há capacidade para mais 337 detentas, mesmo com as prisões de mulheres após os atos antidemocráticos de 8 janeiro. A pesquisa da Seape mostra ainda dados detalhados por unidades prisionais.
No total, 6.985 presos cumprem pena em regime fechado. Outros 3.480 estão na ala de reeducação e participam de oficinas para aprenderem uma profissão. Em alas provisórias, porque ainda aguardam julgamento, são 2.771 pessoas. Em regime semiaberto, são 1.551 no CPP.
Ainda segundo o balanço, o número de pessoas presas aumenta junto ao registro de reclamações relacionadas com a violações aos direitos humanos.