O deputado distrital Roosevelt Vilela (PL) criticou a atuação do colega Fábio Félix (PSOL) durante o Bloco Rebu, no Setor Comercial Sul, em Brasília, nesta segunda-feira de carnaval (16). Para Vilela, a postura de Félix foi “lamentável e abusiva”, por, segundo ele, tentar impedir uma ação da Polícia Militar no local.
Conforme relatos divulgados pela imprensa, a confusão teria ocorrido quando a PM tentou prender dois suspeitos de tráfico de drogas, após cães farejadores indicarem a presença de entorpecentes durante o evento.
Nas redes sociais, Roosevelt Vilela disse que o caso seria mais um exemplo de abuso de autoridade e afirmou que o comportamento do parlamentar lembrou a expressão “você sabe com quem está falando?”. Ele também declarou que, em vez de apoiar os policiais, Félix teria tentado atrapalhar a abordagem e chegou a anunciar voz de prisão contra um policial militar.
De acordo com informações da Polícia Militar, a ocorrência começou após a localização de drogas em uma tenda do bloco. Uma coordenadora do evento teria tentado impedir a ação e acabou presa por desacato e obstrução.
Ainda segundo os relatos, Fábio Félix se aproximou para questionar a abordagem, alegando arbitrariedade. Nesse momento, ele teria sido atingido por spray de pimenta e, em seguida, anunciou voz de prisão ao policial por desacato, afirmando ser presidente da Comissão de Direitos Humanos da CLDF.
Roosevelt afirmou que o deputado tem o direito de registrar sua versão na delegacia e pedir providências, mas defendeu que ele também deve responder pela própria conduta. Para Vilela, é importante que autoridades ajudem a fortalecer a confiança nas instituições e não prejudiquem a segurança coletiva.
Ao final, o parlamentar do PL elogiou a atuação da PM, dizendo que os agentes agiram com profissionalismo e moderação, e reforçou a necessidade de responsabilidade e cooperação para manter a ordem pública.
