Conforme estudo feito pela Fundação SOS Mata Atlântica, há pelo menos 1.530 Unidades de Conservação (UCs) distribuídas em 710 municípios, abrangendo área de 5,2 milhões de hectares.
O objetivo foi o de atualizar e aprofundar as informações sobre essas áreas nos municípios. A pesquisa avaliou 1.257 municípios e combinou dados de levantamentos anteriores, permitindo a uma estimativa das UCs municipais nos 3.429 municípios inseridos na Mata Atlântica.
“Essa falta de informações pode prejudicar a administração municipal, dificultando processos como licenciamento ambiental e acesso a medidas compensatórias ou financiamento para a gestão ambiental local”, ressalta o biólogo e coordenador de projetos da Fundação SOS Mata Atlântica, Diego Igawa Martinez.
Ele ainda destaca que os dados das UCs municipais da Mata Atlântica ainda permanecem ocultos no cenário nacional, mesmo nos sites das prefeituras. O balanço mostra que entre as cidades que têm as unidades de conservação, 464 (65%) têm uma única área protegida sob a gerência atual, enquanto 18 (3%) são responsáveis por mais de dez áreas.
Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, a expansão das UCs municipais é capaz de fornecer soluções para desafios como a conservação da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e melhoria da qualidade de vida da população. Atualmente, o bioma da Mata Atlântica possui apenas cerca de 10% de toda a área protegida no local, em alguma categoria de Unidade de Conservação.
“Isso ainda nos deixa longe de uma posição confortável, mas em um bioma com remanescentes florestais tão fragmentados e com um número tão grande de cidades em seu território, fortalecer as UCs no nível local já representa um avanço significativo e pode ser um caminho interessante para contribuir com as metas nacionais de conservação da biodiversidade”, diz Martinez.
Caso a agenda das UCs municipais do bioma fosse fortalecida para implementação e contabilização dessas áreas, a estimativa do estudo é de que a soma atualizada das áreas protegidas deve cobrir pelo menos 13% da Mata Atlântica, ou 17,2 milhões de hectares.