Na próxima quarta-feira (4), às 9h, o Exército Brasileiro realizará a Seleção Complementar do Alistamento Militar Inicial no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília. Essa etapa é fundamental para definir quais jovens irão se juntar ao Exército.
Pela primeira vez, mulheres participam dessa fase do processo, reforçando as ações do Exército em favor da inclusão, da diversidade e da valorização das mulheres na defesa do país.
Em 2025, mais de 33 mil jovens se alistaram em todo o Brasil. Para esta fase de seleção, foram convocados mais de 260 mil candidatos, entre homens e mulheres. Em Brasília, mais de 900 mulheres foram chamadas.
Durante a seleção, as candidatas passarão por exames médicos, avaliações odontológicas, testes de habilidades específicas e uma entrevista individual — seguindo os mesmos critérios usados para os homens. Aqueles que forem aprovados começarão a formação militar em março.
O serviço militar aproxima os jovens do Exército e promove valores como cidadania, disciplina e patriotismo. Além disso, representa uma chance real de crescimento para quem deseja servir ao país com dedicação e responsabilidade. Ao todo, 1.010 mulheres serão incorporadas ao Exército este ano, sendo 182 apenas em Brasília.
Fonte: Agência Brasil
