Após passagem de pouco mais de cinco meses pelo Flamengo, Jorge Sampaoli encerrou o contrato com o rubronegro. Foram 39 jogos, que renderam 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas. A iminente demissão se tornou ainda mais real, após ser vice pela quarta vez na temporada. Desta vez, a derrota foi para o São Paulo, que conquistou título inédito em cima do Fla, no último domingo (24).
Anunciado em 14 de abril, Jorge Sampaoli foi apresentado oficialmente três dias depois. Na época, ele garantiu que o Flamengo era seu “plano A”, inclusive acima de qualquer proposta europeia. Para substituir o técnico argentino, Tite é o mais citado pela diretoria rubro-negra, mas o ex-técnico da Seleção ainda não decidiu se voltará a trabalhar este ano.
O início foi com vitória e apontou um lado conciliador que não se confirmaria. Trouxe para si Vidal e Marinho, que se destacaram sob sua orientação na seleção chilena e no Santos respectivamente. Ambos foram titulares no primeiro jogo, o triunfo por 2 a 0 sobre o Ñublense, no Maracanã, pela Libertadores.
No entanto, mesmo com as promessas de que colocaria o Fla em posição de destaque no futebol brasileiro, Sampaoli foi se afundando em suas decisões técnicas cotidianamente. No dia 13 de maio, o professor revoltou o vice de futebol Marcos Braz e chocou outros integrantes do departamento de futebol ao fazer cinco substituições no intervalo da vitória por 3 a 2 sobre o Bahia. Foi onde a crise dentro e fora de campo começou.
Passada a partida contra o Bahia, vieram muitas lesões musculares. Gerson já havia tido problema no aquecimento contra o Botafogo, Pedro lesionou-se em pênalti cobrado contra o Goiás. Diante do Corinthians, mais um machucado no aquecimento – Arrascaeta – e outro durante a partida, o zagueiro Léo Pereira, que, sem condições físicas, fez o gol da vitória atuando como atacante.
O, agora ex-técnico do Flamengo, não passou por diversas críticas e cobrança da torcida rubronegra, que também marcou em cima de todo o time, a cada partida. Cabe lembrar que o Mengão passa por diversas crises e a diretoria vem tentando sanar as pautas de forma gradativa.