A aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 começou nesta segunda-feira, 23 de outubro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação presencial, originalmente programada para encerrar em 10 de novembro, foi estendida até 17 de novembro.
O Inep justificou a prorrogação do prazo com o objetivo de atender às demandas logísticas de todas as unidades da Federação, garantindo que as provas sejam aplicadas em todos os municípios do Brasil. Mais de 8,4 milhões de alunos, 384.337 turmas e 190.160 escolas estão previstos para participar dos testes.
A produção, distribuição e aplicação das provas acontecerão de forma escalonada, levando em consideração a vasta extensão territorial do país e as particularidades de cada local. O Inep informou que todas as coordenações locais já foram devidamente capacitadas para essa tarefa.
Além das provas, o Saeb coleta informações relacionadas à qualidade da educação básica por meio de questionários eletrônicos que abrangem temas como atendimento escolar, ensino e aprendizagem, investimento, profissionais da educação, gestão, equidade, cidadania, direitos humanos e valores. O envio dos links para preenchimento desses questionários começou em setembro e o prazo para resposta se encerrará em 17 de novembro.
O Saeb é uma avaliação em larga escala realizada desde 1990, e tem como objetivo fornecer dados para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais no Brasil. Essa avaliação permite que os governos em diferentes níveis avaliem a qualidade da educação no país com base em evidências. Além disso, ajuda a entender as condições de acesso e permanência dos alunos na escola, bem como a eficiência do ensino. Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete o nível de aprendizagem dos estudantes no contexto escolar.