Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal realiza o pagamento do lote residual das restituições do Imposto de Renda para contribuintes que tiveram pendências na declaração e caíram na malha fina, mas já regularizaram sua situação.
Serão beneficiados 120.039 contribuintes, totalizando cerca de R$ 253,88 milhões em restituições. Do total disponibilizado, R$ 168,86 milhões são destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo:
- 3.163 idosos com mais de 80 anos;
- 16.215 idosos entre 60 e 79 anos;
- 2.405 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave;
- 4.013 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério.
Também terão prioridade 75.790 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou informaram a chave Pix do tipo CPF.
Para verificar se está contemplado neste lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição“. O pagamento será efetuado na conta bancária ou através da chave Pix cadastrada.
Caso o pagamento não seja realizado devido a problemas bancários, os valores estarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil pelo prazo de até um ano. O contribuinte pode então reagendar o crédito para outra conta por meio do portal do Banco do Brasil ou através da Central de Relacionamento.
Para aqueles cuja restituição ainda não foi liberada, é aconselhável verificar possíveis pendências por meio do portal e-CAC, no site da Receita, e efetuar as correções necessárias para sair da malha fina.