Com o novo ano começando, é hora de colocar em prática as promessas feitas. Se uma de suas metas é parar de fumar, saiba que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) oferece tratamento gratuito para ajudar nesse processo. São mais de 70 unidades disponíveis, e não é necessário encaminhamento médico. O serviço está aberto a todos, de adolescentes a idosos.
Nas unidades, equipes especializadas avaliam cada caso e convidam os pacientes para participar de atividades que incluem atendimentos individuais e rodas de conversa. O método principal usado é o tratamento cognitivo-comportamental, que pode ser combinado com medicamentos, como adesivos de nicotina.
Esse serviço segue diretrizes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os encontros são organizados com foco em ajudar o paciente a deixar o cigarro e, se ele conseguir, o acompanhamento continua para evitar recaídas. O tempo de tratamento varia de pessoa para pessoa.
Dados no DF:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o tabagismo é uma das maiores ameaças à saúde pública e a principal causa evitável de mortes no mundo, com mais de 8 milhões de vítimas por ano.
No Distrito Federal, dados de 2023 mostram que cerca de 8,4% da população adulta é fumante — mais de 200 mil pessoas. Só em 2024, o programa da SES-DF atendeu 1.700 pacientes.
Fonte: Secretaria de Saúde do DF