O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), abriu inscrições para o projeto Mulheres no Campo, que oferece 100 vagas em cursos de qualificação profissional. As interessadas podem se inscrever até segunda-feira (2 de fevereiro), de forma online pelo site da Sedet-DF.
Também é possível se inscrever presencialmente, no Instituto Cultural e Social do DF (ICS), que executa o projeto. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Chácara 109 B, Rodeador, em Brazlândia. No local, haverá ajuda para preencher o formulário eletrônico.
O objetivo do projeto é gerar renda e promover a autonomia econômica de mulheres moradoras de Brazlândia, com prioridade para chefes de família, trabalhadoras informais, beneficiárias de programas sociais e outras em situação de vulnerabilidade.
Cursos disponíveis
Serão oferecidos quatro cursos, com carga horária de 20 horas e aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde:
-
Cultivo de morango (manhã e tarde)
-
Marketing (manhã)
-
Empreendedorismo rural (tarde)
Quem pode participar
Para se candidatar, é preciso:
-
Morar em Brazlândia
-
Ter pelo menos 16 anos (menores de 18 precisam de autorização dos pais ou responsáveis)
-
Atender aos critérios do edital
O projeto prioriza mulheres negras, jovens, com deficiência, imigrantes e de outros grupos em situação de vulnerabilidade, sem exigir escolaridade mínima.
Como será a seleção
A seleção terá duas etapas. Na primeira, as candidatas serão classificadas com base nas informações do formulário. Se houver empate, terá prioridade quem demonstrar maior interesse ou experiência com agricultura e empreendedorismo.
Se o número de inscritas for maior que o de vagas, será feito um cadastro reserva. Os resultados e convocações serão divulgados no site da Sedet-DF.
Matrícula e certificado
As selecionadas devem confirmar a matrícula entre 5 e 8 de fevereiro, levando documento com foto, CPF e comprovante de residência ao local do curso.
Quem participar de pelo menos 75% das aulas e tiver bom desempenho nas atividades práticas receberá certificado.
As aulas começam no dia 9 de fevereiro, mas essa data pode mudar. Novas informações estão disponíveis no site da Sedet-DF ou pelos telefones (61) 3777-9345 e (61) 3777-9324.
