Em mais um programa do GDF dedicado ao meio ambiente, o governo se dedica em várias frentes para a população entender que preservar é necessário e educar é a melhor ferramenta para isso.
O Parque Educador é uma das iniciativas propostas. Com as inscrições abertas a partir de quarta-feira (7), o programa disponibiliza 72 vagas para as turmas da rede pública de ensino terem aulas dentro de uma das unidades de conservação (UCs) administradas pelo Instituto Brasília Ambiental.
“Essa parceria visa proporcionar experiências ecopedagógicas aos alunos. São vários encontros ao longo do semestre, totalmente gratuitos. Nós também disponibilizamos o transporte dessas crianças sem nenhum custo para a instituição de ensino”, afirmou o chefe substituto da Unidade de Educação Ambiental do Brasília Ambiental, Luiz Felipe de Alencar.
O programa Parque Educador, desde quando foi criado em 2018, impactou 15.186 estudantes de 249 instituições de ensino. As escolas interessadas em participar neste ano devem inscrever as turmas por meio do link a ser disponibilizado no site do Brasília Ambiental a partir do dia 7. O cronograma está previsto para começar na primeira semana de março.
Cabe à Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF) atuar em políticas públicas necessárias para estimular a prática de medidas sustentáveis.
“Nosso trabalho é atuar junto às autarquias para desenvolver iniciativas de educação ambiental no DF. Com essas medidas traçadas, os nossos órgãos técnicos executam a política desenvolvida pela equipe da Sema”, defendeu o especialista em Política e Planejamento da Secretaria Executiva da Sema-DF, Hugo de Carvalho Sobrinho.
As escolas, tanto públicas quanto privadas, podem solicitar uma visita do Expresso Ambiental. Para isso, basta entrar em contato com a Caesb para agendar o serviço.