Mais um curso do programa Família Acolhedora começa neste sábado (13). O serviço de abrigo temporário atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto é gerido pela Organização da Sociedade Civil Aconchego, e está com 35 vagas disponíveis.
Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF), o serviço é uma política pública continuada que busca garantir um acolhimento mais personalizado e afetuoso para os pequenos que precisaram ser afastados de seus lares originais.
O bate-papo é realizado toda primeira quarta-feira do mês e é aberto para que a comunidade entenda melhor como funciona o serviço. O programa abre vagas todos os meses e, para quem deseja se inscrever, basta preencher o formulário. Ao fazer isso, uma técnica entra em contato a cada vez que se inicia uma nova turma.
“É inquestionável a importância do programa Família Acolhedora. Mais do que a garantia de lar temporário para crianças com direitos violados, é uma medida que visa garantir, acima de tudo, humanidade, afeto e proteção aos pequenos. Entendemos que cada acolhimento não apenas transforma a vida daqueles que são acolhidos, mas também enriquece e fortalece a comunidade como um todo”, declara a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Os pré-requisitos para se candidatar no programa são não ter antecedentes criminais, residir no DF, não estar cadastrado no sistema nacional de adoção e não ter condições de saúde que limitem o ato de cuidar.
É importante ter disponibilidade de tempo e todos os membros da família tem que concordar em fazer parte do acolhimento. Ao se inscrever, os participantes recebem um curso gratuito para famílias acolhedoras, que ocorre de forma mensal e tem uma carga horária de 18 horas/aulas, com encontros individuais junto a uma dupla psicossocial.
São dois meses de treinamento. É preciso que os participantes estejam preparados para trabalhar os potenciais daquela criança para que ela esteja preparada para voltar ao seu lar de origem ou para um processo de adoção.