O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon) oferece algumas dicas para não cair em golpes ou falsas promoções no próximo feriado do Dia das Crianças (12). A primeira dica é que o consumidor faça pesquisa de preço antes da compra, levando em consideração o que procura de verdade e as condições de pagamento. Além disso, é bom ter noção dos valores dos presentes e não se deixar levar por impulsos.
“É importante verificar se os valores cabem dentro do orçamento familiar, pois o presente não pode se tornar uma dívida. A pesquisa (de preços) ajuda também a ter noção se as promoções realmente são válidas, se vai ter condições de pagar à vista ou parcelado e até mesmo se vai comprar na loja física ou online”, diz o diretor do Procon-DF, Marcelo Nascimento.
No entanto, a orientação vale também para as compras pela internet. O órgão alerta que é importante procurar saber sobre a reputação do site com amigos, familiares, nas redes sociais e junto ao Procon, assim como verificar as avaliações de entrega. Outra dica importante é ficar atento no momento da compra.
Brinquedos eletrônicos devem ser testados ainda na loja e a embalagem não pode estar violada. Tais fatores podem interferir na troca de um produto, tendo em vista que as lojas físicas só são obrigadas a trocar os produtos se eles apresentarem defeito.
O diretor do Procon explica que “as lojas não são obrigadas a ter uma política de troca, mas se houver, elas devem informar aos consumidores. Hoje, a grande maioria realiza a troca para cativar o cliente. O ideal é se informar previamente sobre as regras específicas de troca no estabelecimento. Já para as lojas virtuais, o consumidor tem o prazo de sete dias depois da compra para se arrepender, independentemente do motivo”.
O consumidor deve ficar atento para as instruções de montagem e de uso, o número de peças, advertências de eventuais riscos que possam apresentar à criança, indicação da faixa etária e identificação do fabricante.