O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) divulga nesta quarta-feira (21) os resultados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A- 2024), apontando que mais de um terço dos domicílios do DF são formados por casais com filhos, seguidos pelos casais sem filhos, que representam 20,7% do total. Os lares com mães solo são 14,8% do total de domicílios do DF, enquanto outros 6,4% são formados por mulheres sem cônjuge, com filhos e com parentes.
Composição familiar por região
Entre as regiões administrativas (RAs), os maiores percentuais de arranjos familiares do tipo casais com filhos em relação ao total de domicílios foram identificados no Jardim Botânico (50,7%), Itapoã (43,5%) e Park Way (43,5%). As regiões com menores percentuais são Núcleo Bandeirante (28,9%) e Taguatinga (27,9%). A composição de casais com filhos e parentes apresenta maior incidência nas RAs de Sol Nascente/ Pôr do Sol (9,9%) e Candangolândia (9,6%).
Domicílios compostos por casais sem filhos estão concentrados no Plano Piloto (35,84%), Sudoeste/Octogonal (33,92%) e Águas Claras (32,16%). Os menores percentuais estão nos domicílios do Varjão (12,28%), Paranoá (13,09%) e Brazlândia (14,06%).
Mães solo e rede de apoio
As famílias formadas por mulheres sem cônjuge e com filhos, também conhecidas por mães solo, apresentam os maiores percentuais no Paranoá (25,4%) e Varjão (25,1%) e os menores percentuais no Lago Sul (7,9%) e Park Way (5,5%).
Ao observar a composição das famílias com mães solo e presença de rede de apoio de parentes (mulher sem cônjuge, com filhos e com parentes), os destaques ficam com as RAs Recanto das Emas (10,5%) e Santa Maria (10,0%), que apresentam os maiores percentuais, em relação às demais. O Plano Piloto é a RA com o menor percentual de famílias com essa configuração.
*Com informações do IPEDF
Fonte: Agência Brasília