A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher I (DEAM I), na Asa Sul, cumpriu na manhã desta quarta-feira (24) mandados de prisão e de busca e apreensão contra um líder religioso investigado por violência sexual.
Segundo a investigação, o homem, de 49 anos e morador do Guará, teria se aproveitado da fé e da confiança de mulheres que frequentavam a instituição religiosa para cometer abusos. Ele usaria como justificativa supostos “rituais” de purificação e “lavagem espiritual”. As vítimas afirmam que os casos ocorreram durante cerimônias, quando o suspeito dizia estar “incorporando entidades espirituais” para tentar legitimar os atos.
Os depoimentos indicam que os abusos teriam acontecido de forma gradual, começando com toques indesejados e avançando de maneira progressiva, causando constrangimento, medo e sofrimento emocional. A polícia aponta que o investigado teria usado a posição de liderança para manipular psicologicamente as vítimas.
A operação busca responsabilizar o suspeito e reunir novas provas para reforçar as denúncias já registradas, além de localizar outras possíveis vítimas. A PCDF informou que a imagem do investigado será divulgada justamente para incentivar que mais mulheres, caso tenham passado por situações semelhantes, procurem a DEAM I, registrem ocorrência pela delegacia eletrônica, vão a uma delegacia próxima ou façam denúncia pelo telefone 197, com sigilo garantido.
Após os procedimentos legais, o preso foi levado à carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e permanece à disposição da Justiça.
A Operação Fé Violada, segundo a PCDF, reforça o compromisso de proteger mulheres e combater crimes de violência sexual, especialmente quando há abuso de poder e confiança em ambientes religiosos.

