No início da noite de quarta-feira (6), a Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais – Corpatri, cumpriu, no município de Valparaíso/GO, dois mandados de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 40 anos. Na ocasião da diligência, ele foi flagrado na posse de um veículo com restrição de furto e com os sinais identificadores adulterados, razão pela qual foi autuado em flagrante delito.
O indivíduo preso é um ex-pastor de uma igreja evangélica que praticou, ao menos, três assaltos à mão armada em templos evangélicos no Distrito Federal. Os crimes foram cometidos, nos meses de julho e agosto de 2023, em igrejas evangélicas nas regiões administrativas do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas/DF. Os crimes, geralmente, ocorriam no início do mês, quando a contribuição dos fiéis é maior. Em uma das igrejas, o indiciado subtraiu cerca de R$ 75 mil.
O homem foi indiciado pela prática de crimes de roubo majorado. Em caso de condenação, a pena pode chegar a até 15 anos de prisão, para cada um dos crimes. Há, ainda, suspeitas de que o indiciado tenha praticado outros roubos em igrejas do entorno.
O indiciado era foragido do sistema penitenciário quando da prática dos crimes e possuía condenações anteriores por crimes de roubo no DF e São Paulo. Ele exerceu funções como pastor em filiais de uma igreja evangélica em Taguatinga/DF e Céu Azul/GO.
Fonte – Ascom/DGPC