A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos— DRCC, durante ação conjunta nesta manhã (29), com a Polícia Civil do Estado do Ceará— PCCE, deflagrou a Operação Infamis com a participação de 25 policiais civis.
As diligências têm por objetivo desarticular grupo cibercriminoso envolvido com o furto de valores depositados em contas bancárias de correntistas, residentes no Distrito Federal, por meio do cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Fortaleza/CE.
As investigações apontaram que 26 vítimas tiveram suas contas invadidas, durante o segundo semestre de 2022, pelo grupo criminoso sediado na capital cearense. A invasão das contas se dava a partir de avançados mecanismos cibernéticos. Após o acesso às contas— quase sempre durante à noite—, os criminosos aproveitavam para fazer diversas transferências.
Algumas vítimas relataram à polícia que, logo na manhã seguinte à fraude, quando verificavam o saldo bancário, eram surpreendidas com até dez transferências no valor de R$ 10 mil, cada.
Fotos: DRCC/PCDF
Escritório do crime
Na casa de um dos cinco investigados, residentes em Fortaleza/CE, foi encontrado uma espécie de escritório do crime, composto por vários computadores, locais de trabalho, cartões bancários, maquininhas de transação bancária, documentos falsos e diversos objetos adquiridos por meio de recursos de origem criminosa.
Cumpridas as formalidades legais, os presos serão encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
Fonte: DGPC