Em apuração de denúncia de criação irregular de animais exóticos, policiais da DEMA encontraram e apreenderam, em uma casa na Região Administrativa de Vicente Pires/DF, três lagartos gecko e um cobra corn snake.
Tanto a corn snake, natural dos Estados Unidos, quanto os lagartos gecko, originários de regiões desérticas da Ásia e Oriente-médio, não são venenosos e possuem hábitos tranquilos, razões pelas quais estão ficando cada vez mais populares como animais de estimação no exterior. No Brasil, entretanto, a venda é controlada: como não há predadores naturais, se forem soltos indiscriminadamente na natureza podem causar grave desequilíbrio ambiental. Por esta razão, a lei brasileira exige que para serem criados em território nacional estes animais devem ser “chipados”: implanta-se sob a pele um microchip, do tamanho de um grão de arroz, que torna possível rastrear e controlar a população do animal. A lei estabelece também que somente criadouros e lojas credenciadas pelos órgãos competentes podem comercializar estes animais.
O homem de 18 anos com quem foram encontrados os répteis em situação irregular, em Vicente Pires, foi encaminhado à DEMA e autuado em flagrante por crime contra a fauna. Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, do IBAMA.
Fonte: DGPC