Durante discurso neste domingo (04/01) no Vaticano, o papa demonstrou preocupação com a situação na Venezuela e pediu que sejam respeitados os direitos e a Constituição do país.
Neste domingo (04/01/2026), o papa Leão XIV fez um apelo público em defesa da soberania da Venezuela, após a queda do governo de Nicolás Maduro em uma operação militar liderada pelos Estados Unidos. A declaração foi feita durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
De acordo com a agência Reuters, o pontífice disse estar “profundamente preocupado” com a situação e reforçou a importância de abandonar a violência, buscando caminhos de justiça e paz. Ele também destacou a necessidade de respeitar os direitos humanos, a Constituição e o Estado de Direito na Venezuela.
A declaração do papa acontece em meio a debates entre governos e organizações internacionais sobre os impactos da intervenção militar. Jornais europeus apontam que a ação dos EUA gerou críticas por possível violação da Carta da ONU e aumentou os temores de instabilidade política e humanitária na região.